Serviços do Ministério da Previdência Social

Home / Serviços do Ministério da Previdência Social

Serviços do Ministério da Previdência Social

março 22, 2020 | Variedades | Nenhum comentário

A Certidão Negativa de Débitos, ou CND, é um documento que comprova a ausência ou não de débitos de um contribuinte junto ao Ministério da Previdência Social. Com um sistema muito mais informatizado, a Receita Federal desde novembro unificou todos os registros para facilitar o seu acesso e a emissão do documento. Agora você já pode pedir a segunda via da sua Certidão Negativa de Débitos de forma muito mais rápida e completa.

Mesmo tendo acesso do seu computador pessoal, o documento possui uma validade pré-estabelecida na hora da impressão. Você poderá apresenta-lo como comprovante de não existência de débitos junto ao INSS dentro desse prazo e quantas vezes for necessário.

Após o período é pedido um novo acesso e uma nova impressão. Essa ação é para manter o seu cadastro sempre atualizado e o documento em dia.

Como Emitir a Segunda Via da Certidão INSS

O pedido pode ser feito junto ao site da Receita Federal em um portal exclusivamente desenvolvido para essa ação. Para acessar o seu cadastro, será preciso o número do CNPJ ou o CEI. Não é necessário nenhum tipo de senha ou cadastro prévio.

Ao entrar com os dados acima, o site mostrará todas as certidões emitidas para aquele CNPJ junto com a data em que foi gerada e a de validade, que é também quando uma nova certidão estará disponível. Agora é só clicar em qual certidão você deseja, levando em conta o período que procura, solicitar a impressão e ter os comprovantes em mãos.

Caso haja algum tipo de pendência, o site também informará e pedirá um prazo para acessar o cadastro com os dados mais detalhados. Em algumas situações também pode ser pedida a emissão de uma via presencial.

Acesse neste link o portal para a emissão da segunda via e consulta da Certidão Negativa de Débito junto ao INSS. Se você recebeu uma CND INSS 2021 emitida até fevereiro, elas devem ser consultadas em outro portal neste link. Você precisará do número do documento para ter acesso.

Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual

Se você é um contribuinte individual também pode requerer a sua certidão negativa de débitos. Esse documento, diferente de empresas, só é emitido a partir de uma unidade de atendimento da Previdência Social.  A consulta pode ser feita pela internet, caso essa seja a sua necessidade, junto ao site da Receita Federal.

É bem simples requerer a sua via não é verdade? De qualquer forma, lembre-se que todo documento deve ser tratado como tal. É de sua total responsabilidade a emissão da segunda via da Certidão Negativa de Débito junto ao INSS e o uso da mesma.

By Hugo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *