Processo de seleção FIES irá acontecer nos próximos meses

Home / Processo de seleção FIES irá acontecer nos próximos meses

No momento da inscrição, o candidato deve escolher qual modalidade vai participar e passa a concorrer dentro dessas preferências usando sua nota do ENEM. O processo de seleção FIES 2021 tem início nesse momento.

✓ Se inscreva em programas similares:

  • Educa Mais Brasil 2021
  • Quero Bolsa 2021

Também existe reserva de vagas para cotistas, pessoas declaradas negros, pardos, índios, baixa renda e oriundos da rede pública de ensino. Para a modalidade FIES a disputa é mais acirrada, pois são menos vagas disponíveis.

De acordo com sua pontuação na prova, o candidato passa a concorrer pelas vagas naquele curso e universidade que deseja. O critério para desempate considera as melhores notas, por isso é interessante ter bom desempenho no exame.

Dias após o fim das inscrições, o site do programa divulga a lista de candidatos que conseguiram a pré aprovação do crédito. O passo seguinte é comparecer até a universidade para levar documentos comprovatórios e depois ir até a agência bancária para dar continuidade ao financiamento.

Inscrições FIES 2021

O período para inscrições FIES 2021 são de em média 5 dias. Na primeira quinzena de janeiro e junho. Na ocasião, os candidatos preenchem uma ficha cadastral com todos os dados necessários para análise do sistema.

Incluindo, renda familiar e quantas pessoas compõem o grupo da família. Vale lembrar que esses membros são aqueles que vivem na mesma casa que o jovem, e dividem a renda diariamente com comida, saúde, impostos e etc.

Também será necessário escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. Veja como acessar o portal:

  • Entre no site do FIES e clique em “Minha Inscrição”;
  • Agora, escolha a opção “Primeiro Acesso”;
  • Preencha os dados e dê início ao seu cadastro.

Aditamento FIES 2021

Depois do crédito ser contratado e o estudante iniciar sua formação, as responsabilidades com o programa não começam apenas com o início do pagamento. A cada semestre é necessário fazer o aditamento FIES 2021.

Esse processo significa atualizar os dados do aluno, comprovando que continua matriculado na universidade e está usando o crédito.

A maioria utiliza o site do FIES para fazer o aditamento, conforme calendário pré divulgado. Mas, também é possível comparecer no atendimento da universidade para realizar o procedimento.

Para os casos que houve qualquer mudança cadastral, principalmente relacionada ao fiador, há necessidade de comparecer até o banco para atualizar os dados. O aditamento é obrigatório, e sua não realização implica em cancelamento do crédito.

By Hugo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *