Posts

Home / Posts

Novidades da próxima edição do Big Brother Brasil

setembro 2, 2023 | Impostos | Nenhum comentário

Em janeiro retorna as telinhas o BBB, o programa de sucesso nacional que promete trazer muitas novas historias e participantes, e para dar a largada ao BBB 2024, nada melhor do que relembrar alguns fatos antigos e passados de outros edições do programa. Acompanhe o BBB 2024 ao Vivo e não perca nenhum minuto da nova edição da casa mais vigiado do Brasil.

Big Brother
Big Brother

Fernando é o Líder após desistência de Cézar na Prova de Resistência

Cézar foi o penúltimo a desistir da prova de resistência, colocando assim, Fernando novamente como Líder do bbb24. Ao ver o Paranaense no desce da asa-delta e deitar no chão chorando, Fernando grita comemorando e fala com o estudante de direito: “Parabéns, cowboy”. Fernando então também desce e bate no chão com as mãos.

NOVA PARTICIPANTE: Conheça Andressa!

Boninho deu o veredito e cumpriu. Uma nova participante entrou na casa e agora se juntará aos brother’s que estão há mais de 50 dias no confinamento. Andressa é o nome dela, e pelo jeito, teve gente que não gostou nenhum pouco de sua entrada…

POLÊMICA: Amanda chama Fernando para dormir com ela

Fernando e Amanda passaram e a festa inteira juntinhos nesta sexta-feira (06). Mesmo antes do inicio da festa, Amanda ajudava o brother a arrumar a roupa com as mãos, quando soltou: “Sou melhor com a boca”.

No meio da festa, Mariza e Adrilles conversavam sobre a aproximação do casal. Enquanto o Fernando e Amanda passavam por eles juntos em direção ao quarto, Marissa dispara: “Coitada de Aline. Não quero ser venenosa. Mas está quase um casal isso aí”.

Enquanto dançavam e faziam brincadeiras um com o outro, Fernando diz ter medo de como as pessoas podem ver a relação. “Tenho medo das pessoas olharem e dizerem ‘Olha eles estão se paquerando’”, disse Fernando. Já Amanda lamentou: “A sua prioridade é a Aline, nunca fui eu”. fernando de cueca

No fim da festa Fernando levou Amanda e Tamires ate o quarto do Líder e negou o convite feito pela sister para dormi no quarto com elas. Mas tarde Fernando volta ao quarto vestindo uma cueca azul parecendo ter mudado de ideal, mas ao ser convidado novamente por Amanda á entrar, ele nega mais uma vez o convite.

Novidades para a edição de 2024 do BBB

Alguns da novidades do Big Brother desse ano são inusitadas, como por exemplo nessa edição do programa contaremos com ex-brothers de edições anteriores que terão novamente a chance de conquista o prêmio máximo do programa.

Outras coisa permanecem como sempre, como por exemplo a votação BBB 2024, a qual você pode participar após a mesma em qual brother você quer eliminar da casa e tudo isso através da enquete BBB 2024.

By Hugo

Como Saber o Número PIS?

agosto 29, 2023 | Impostos | Nenhum comentário

Algumas pessoas ainda tem muitas dúvidas sobre como saber o número PIS 2024. Essa consulta pode ser feita pela internet ou pelo telefone. Você, que é trabalhador com carteira assinada, tem o direito de receber o PIS. Saiba como saber o número PIS 2024 e se informe sobre esse benefício.

A bonificação do PIS é paga ao trabalhador anualmente e esse dinheiro é considerado por muitos como um 14º salário. Depositado diretamente na conta, o cidadão não tem grandes dificuldades para sacar o dinheiro que lhe é de direito.

O valor pago é proporcional ao período trabalhado e tudo é feito de acordo com as leis trabalhistas.

Quem não faz a menor ideia de qual é o número desse documento, não precisa se preocupar, pois ele pode ser descoberto por telefone ou internet. Nesse texto de hoje, você vai saber como fazer isso. Continue acompanhando!

O que é e para que serve o número do PIS?

O trabalhador da iniciativa privada que tem direito ao recebimento do benefício do PIS recebe um número de identificação. Esse número encontra-se registrado na Carteira de Trabalho e mesmo que você troque de carteira esse número continua o mesmo.

Esse número serve para fazer a identificação de todos os trabalhadores. Com ele, é possível realizar as seguintes operações:

  • Dar entrada no Seguro Desemprego e recebê-lo;
  • Receber o Abono Salarial;
  • Ter acesso às informações do FGTS;
  • Realizar cadastros em programas do Governo.

Quem tem direito ao receber esse benefício?

Nem todos tem direito ao recebimento do benefício do PIS, pois existem regras específicas para isso.

Antes de você aprender como saber o número PIS 2024, é interessante que você conheça os requisitos para receber esse benefício.

Confira a seguir se você pode receber o PIS:

  • Possuir um cadastro de no mínimo 5 anos no PIS;
  • Ter recebido, no ano anterior, uma renda mensal média equivalente a até 2 salários mínimos;
  • Ter trabalhado em uma empresa privada por no
    mínimo 30 dias no ano anterior;
  • Ter o cadastro atualizado na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) – quem mantém esse cadastro atualizado é o empregador.

Como saber o número PIS 2024?

Se você está se perguntando como saber o número PIS 2024, não se preocupe, nós temos a solução e as respostas. Confira a seguir!

Carteira de Trabalho

O seu número do PIS está registrado na sua carteira de trabalho, logo na primeira página, onde estão escritas as suas informações. Esse número está em negrito e possui de 10 a 11 dígitos.

Cartão Cidadão

Quem possui o Cartão Cidadão poderá encontrar esse número impresso no próprio cartão.

Pelo Telefone

Basta ligar para o telefone do SAC da Caixa 0800 726 0101 e falar com um atendente.

Pela internet

Como saber o número PIS 2024 pela internet? O procedimento é bem simples. Veja:

  • Acesse esse site;
  • Na tela que abrir, clique em “Cidadão”;
  • Clique em “Inscrição” e, em seguida, em “Filiado”;
  • Digite as informações que forem solicitadas como nome completo, nome da mãe, número do CPF e data de nascimento;
  • Clique em “Continuar”;
  • Se os seus dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho dizendo que os seus dados já se encontram na base de dados do NIT. Anote o número que aparecer: esse é o seu PIS.

Veja também as dicas deste vídeo:

https://youtu.be/gEeq7wOc3n4
By Hugo

O trânsito é regido por leis bastante específicas criadas para garantir o bom funcionamento do trânsito e segurança para motoristas, passageiros e pedestres. Quando deixa de cumprir com essas leis, o motorista fica sujeito a receber aplicação de pontos em sua carteira, referentes as infrações cometidas.

O número máximo de pontos que se pode ter na carteira é de 20 pontos, mas o que será que acontece quando essa pontuação é atingida?

Em primeiro lugar, é preciso entender que as infrações de trânsito são divididas em categoria, sendo elas de teor leve, médio, grave gravíssimo.

Cada uma dessas infrações pode gerar uma pontuação diferente para a carteira. E nem todos os motoristas sabem como cada categoria é aplicada.

É importante entender como a distribuição de pontos na carteira funciona para evitar que você atinja o número máximo permitido e acabe sofrendo as consequências por parte do Detran.

Infrações leves e médias

Vamos começar falando das infrações leves e médias. Essas são mais comuns, de teor mais brando, mas que mesmo assim, podem render punição para o infrator. Há a possibilidade de o motorista recorrer a cobrança de multas efetuadas a partir dessas infrações, desde que ele não tenha sido autuado pela mesma situação em um período de doze meses.

As situações rendem a partir de 3 pontos na carteira e são referentes a: dirigir de maneira desatenciosa ou perigosa no trânsito, estacionar de maneira afastada do meio-fio, parar o carro na faixa de pedestres, entre outros.

Infrações graves e gravíssimas

Nestes tipos de infração, é mais difícil o motorista conseguir os recursos para anular as cobranças. As multas aplicadas também são mais caras e os pontos na carteira são a partir de 7.

Uma das situações mais comuns, como indica o IPVA SP, é ser autuado com o licenciamento do veículo atrasado por não cumprimento de impostos obrigatórios para os proprietários de veículos.

Pontuação máxima na carteira

Vale lembrar que mesmo quando as infrações são leves e médias, o acumulo delas pode rendar uma baita dor de cabeça para o motorista.

Quando atinge a pontuação máxima de pontos na carteira, o infrator tem a sua licença suspensa e dependendo da situação pode até perder o direito de dirigir.

Além disso, ainda há a cobrança de multas que devem ser cumpridas dentro do prazo. Do contrário, poderão render um grande acréscimo de juros e até a apreensão do veículo para situações excepcionais.

By Hugo

Gabarito Oficial Encceja: confira

novembro 2, 2022 | Variedades | Nenhum comentário

A prova foi aplicada no dia 19 de novembro, pouco mais de 1 milhão de candidatos em 564 municípios realizaram a prova em todo o país. O gabarito vai estar disponível no site do Inep – http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial provavelmente no dia 1º de dezembro.

As provas foram compostas por 4 cadernos com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Para os candidatos do ensino fundamental foram aplicadas os cadernos de ciências naturais; história; geografia; língua portuguesa; estrangeira; moderna; artes; educação física: redação e matemática.

Para aqueles que fizeram a prova do ainda é tempo de aprender 2023 para concluir o ensino médio foram aplicados os cadernos de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciência da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação.

Para concluir o ensino fundamental ou ensino médio o candidato tem que acertar pelo menos metade da prova e não zerar na redação. Além da conclusão do ensino fundamental e do ensino médio os candidatos também pode pegar o certificado de proficiência que é utilizada quando não atinge a nota necessária em todos os cadernos de prova.

Para obter o certificado de conclusão os estudantes tem que atingir uma pontuação mínima de 100 pontos nos cadernos em todas as áreas de conhecimento e 5 pontos na redação. Esta regra vale para os estudantes que querem concluir o ensino fundamental e quem quer concluir o ensino médio. A prova tem um valor de 200 pontos e a redação vai de 05 a 10 pontos.

A certificação dos estudos compete a Secretária de Educação e Instituto Federal de Educação ciência e Tecnologia. Com os resultados do Encceja 2023 em mãos os estudantes podem procurar os Institutos cadastrados no Ministério da Educação para obter o ser certificado de conclusão ou de proficiência.

O resultado Encceja 2023 individual do candidato ainda não tem data disponível para ser divulgada, o mesmo pode ser visto na página do participante mediante o CPF e senha.

Continue de olho em nosso site para saber quando será lançado o gabarito Encceja 2023. Assim que lançado disponibilizaremos neste artigo e em nossa página do Facebook.

By Hugo

Inscreva-se no SENAI Marília!

outubro 3, 2022 | Variedades | Nenhum comentário

Os cursos Senai SP, como os inclusos no Senai Marília 2023, tem trazido uma nova perspectiva para os cenários tecnológicos e industriais da região do Estado de São Paulo. Saiba mais sobre o assunto.

Ao se falar sobre o Senai, é importante citar que, a cada ano, essa entidade ganha mais e mais espaço e admiração até mesmo internacional na hora de atuar efetivamente no desenvolvimento do país. Esse desenvolvimento é possível uma vez que a inclusão de profissionais capacitados no mercado faz com que suas deficiências sejam supridas e que as indústrias se tornem capaz de ter uma produção otimizada e eficaz.Entenda mais de que forma os cursos e serviços oferecidos pelo Senai 2023 podem mudar para melhor o cenário tecnológico e de produção do Estado de São Paulo e como é possível usufruir de seus benefícios.

SENAI Marília 2023

O Senai Marília deu início a suas atividades no ano de 1952, se tornando um precursor e polo regional de desenvolvimento técnico. Seu foco não se mostra apenas nas áreas teóricas, mas também na formação cidadã de seus alunos.
Através de uma metodologia que conhece exatamente as necessidades de mercado das indústrias de sua região, o Senai Marília entrega ao mercado profissionais com conhecimentos específicos.

Esses conhecimentos específicos são voltados pontualmente para as deficiências na produção, gerando trabalhadores capazes de solucionar com agilidade e eficiência problemas que antes estagnavam o mercado.

Um dos princípios do cursos Senai Marília 2023 é o uso de parcerias com indústrias locais, possibilitando o acompanhamento de suas demandas e propondo a elas o encaminhamento de conhecimentos capazes de solucioná-las.

Assim, os formandos dos cursos Senai SP podem obter empregos estáveis advindos de um currículo que expressa conhecimento específico e de qualidade.

Os serviços oferecidos pelo Senai Marília cursos são:

  • Certificações;
  • Assessoria Técnica e Tecnológica;
  • Informação Tecnológica;
  • Serviços Técnicos Especializados;
  • Informação Tecnológica;
  • Desenvolvimento Tecnológico.

Caso você deseje obter mais informações sobre esses serviços e sobre a história da instituição, é possível acessar o site oficial do Senai Marília e obter informações mais precisas.

O endereço da unidade do Senai de Marília é Av. Sampaio Vidal, 1079 – Centro e seu telefone é (14) 3303-3800. Seu horário de funcionamento vai das 8h às 20h nos dias úteis e das 8h ao 12h aos sábados.

Cursos gratuitos Senai Marília 2023

Uma vez que os cursos gratuitos Senai Marília são presenciais, assim como no Senai Brasília, as oportunidades ficam direcionadas a estudantes de baixa renda (até dois salários mínimos por mês) e que estejam ligados à rede pública de educação.

É preciso estar atento às redes sociais da unidade disponibilizadas em seu site oficial para garantir oportunidades sazonais de obter conhecimento gratuito.

Os preços de cada curso estarão disponibilizados no final da aba com maiores informações. Abaixo, um passo a passo para fazer sua inscrição e analisar os pré-requisitos dos cursos será oferecido.

Os cursos Senai Marília grátis que são oferecidos são incluídos entre as opções:

  • Auxiliar de almoxarife;
  • Operador de logística;
  • Programação de sistemas prediais automatizados e de segurança eletrônica;
  • Controladores lógicos programáveis;
  • Eletrônica analógica;
  • Eletrônica digital;
  • Tecnologia de biscoitos – teórico e prático presencial;
  • Clp siemens – step 7;
  • Clp siemens – step 7 – avançado;
  • Mecânico de injeção eletrônica;
  • Auxiliar mecânico automotivo;
  • Eletricista automotivo;
  • Mecânico de motor ciclo;
  • Mecânico de suspensão direção e freios – veículos leves.

Como é possível perceber, os cursos Senai Marília 2023 aborda diferentes áreas, podendo atender a qualquer tipo de profissional.

Os cursos acima dizem respeito à formação inicial e continuada, existindo também os cursos técnicos em alimentos e eletroeletrônica e diversos cursos em aprendizagem industrial. Confira a lista completa aqui.

Inscrição Senai Marília 2023 Cursos Gratuitos

As inscrições SENAI 2023 são muito simples de serem efetuadas. Para realiza-las é preciso seguir o passo a passo a seguir. Acompanhe:


Passo 1: Acesse o site (marilia.sp.senai.br) e espere a pagina carregar completamente.


Passo 2: Em seguida, passe o mouse em cima da opção “cursos”, localizado no canto esquerdo da tela.


Passo 3: Selecione a opção “Formação Inicial e Continuada”, “Aprendizagem Industrial” ou “Cursos Técnicos”, de acordo com sua necessidade.


Passo 4: Clique em um curso que satisfaça seu setor e no qual você deseje ganhar mais experiência. Leia atentamente as informações disponíveis e analise se você se enquadra em seus requisitos.


Passo 5: Tenha acesso também à programação do curso e seu resumo. Caso realmente a opção lhe interesse, clique em “Registrar Interesse”.


Passo 6: Você será redirecionado para uma aba que pedirá o preenchimento de seu principais dados, como nome, e-mail, telefone, celular, DDD, período do curso desejado e os dias. Clique em “enviar” e siga as próximas instruções.


Passo 7: Caso as vagas estejam abertas, você será encaminhado para os próximos passos através de seu e-mail. Caso não estejam, você receberá uma notificação sobre o período de abertura.


A plataforma do site é bastante simples e intuitiva, permitindo que você navegue sem dificuldades.

Senai Marília EAD

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial disponibiliza, além dos cursos presenciais, opções de ensino à distância. Pode ser uma grande chance para os estudantes que não tem tempo de ir até uma instituição presencialmente para assistir aula.

As vantagens de fazer um curso Senai Marília EAD são muitas. Confira abaixo algumas que listamos. Vamos lá!

  • Horário de estudo flexível;
  • Produto personalizado para empresa;
  • Mais agilidade de soluções em atendimento corporativo;
  • Professores altamente qualificados;
  • Processo de ensino-aprendizagem acompanhado;
  • Recursos didáticos customizados;
  • Credibilidade da Instituição;
  • Certificação.

São centenas de oportunidades disponíveis nos mais variados setores tecnológicas da indústria brasileira. Os conteúdos de aula do Senai EAD são divididos em:

  • Vídeos;
  • Animações;
  • Simulações.

Um fato interessante de ser destacado e que muitos não sabem é que, apesar do curso ser na modalidade de Ensino a Distância, 20% de sua carga horária é voltada para aulas e provas presenciais.

Boa parte dos cursos disponíveis na plataforma são no formato EAD, portanto, cabe ao estudante consultar o site com o intuito de encontrar uma boa oportunidade.


Estudar no Senai Marília é uma excelente forma de elevar seu patamar e autoridade profissionais, se tornando referência em sua área e setor e atuando de forma a evoluir não só a si mesmo, mas todo o país.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do Senai Marília 2023 deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa sorte!

By Hugo

Pagamento da documentação do seu veículo

janeiro 7, 2022 | Impostos | Nenhum comentário

Logo se inicia o prazo para pagamento do DPVAT 2022 RS, esse é um documento que precisa ser pago anualmente, pois é obrigatório para quem possui veículos. O DPVAT do veículo é importante para que você possa circular sem que esteja infringindo as leis de trânsito, pois é o DPVAT 2022 RS que comprova que o seu veículo está em condições de circular pelo território brasileiro. Se você ainda tem dúvidas sobre tabela e valor, confira as informações que separamos para te ajudar.

Tabela do Seguro Obrigatório

A tabela DPVAT do Rio Grande do Sul é a forma que os proprietários de veículos têm para se informar sobre a data e o prazo que eles possuem para renovar o seu DPVAT 2022 RS, pois é por meio da tabela que esses prazos são estipulados.

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é o órgão responsável por atualizar os dados desta tabela todos os anos, para que os proprietários de veículos se mantenham informados com os seus novos prazos para que assim não os percam e acabam por atrasar o DPVAT 2022 RS de seus veículos.

A atualização da tabela não costuma sofrer grandes alterações, veja a última atualização liberada:

Prazos para renovação DPVAT de veículos automotores.

  • Placa de final 1: Prazo para renovação: Abril
  • Placa de final 2: Prazo para renovação: Maio
  • Placa de final 3: Prazo de renovação: Junho
  • Placa de final 4: Prazo para renovação: Julho
  • Placa de final 5 e 6 Prazo para renovação: Agosto
  • Placa de final 7: Prazo para renovação: Setembro
  • Placa de final 8: Prazo para renovação: Outubro
  • Placa de final 9: Prazo para renovação: Novembro
  • Placa de final 0: Prazo para renovação: Dezembro

Prazos para renovação DPVAT RS registrados como sendo caminhão ou de carga:

  • Final da placa: 1 e 2 Prazo para Renovação: Setembro
  • Final da placa: 3, 4 e 5 Prazo  para Renovação: Outubro
  • Final da placa: 6, 7 e 8 Prazo para Renovação: Novembro
  • Final da placa: 9 e 0 Prazo para Renovação: Dezembro

DPVAT 2022 RS -Valor

A taxa cobrada para que você possa renovar o DPVAT 2022 RS não é um valor muito caro se comparado com vários outros impostos que já precisamos pagar por ter um veículo.

O valor do DPVAT 2022 RS pode sofrer uma atualização, porém o último valor cobrado era em média R$40,71. Não se preocupem, pois essa atualização que o valor deve sofrer não será muito grande.

Várias informações sobre o DPVAT 2022 RS estão ficam disponíveis no site do Detran RS, para acessá-las basta ir ao endereço www.detran.rs.gov.br

Quando o Detran liberar a atualização para a tabela de DPVAT 2022 RS será possível consultá-la através do site de maneira simples sem que você precise se dirigir até a unidade de atendimento do Detran do Rio Grande do Sul.

Continue lendo: O que acontece quando o motorista atinge 20 pontos na carteira

By Hugo

Notas de Corte SISU 2022: Cálculo, Cursos, Simulador

novembro 30, 2021 | Variedades | Nenhum comentário

Através do SISU os candidatos podem entrar nas instituições públicas. Por meio das nota de corte SISU 2022 os alunos tem a chance de completar o ensino superior. No entanto, para que isto seja possível é preciso saber como funcionar. Acompanhe a seguir o texto de notas de corte SISU 2022 e tire suas dúvidas.

SISU 2022

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) faz parte do programa do Ministério da Educação (MEC). Através deste processo é possível garantir vagas em universidades públicas sem o vestibular.

Para que isto seja possível o processo é feito por meio das notas do ENEM. Com as notas os alunos são classificados e definidos para iniciar o ensino superior.

O exame acontece duas vezes por ano e com a classificação seleciona os candidatos. Este processo determina vaga, mas para entrada não existe limite de renda ou idade.

O processo seletivo é gratuito e o candidato que não passou nas duas chamadas pode inscrever para lista de espera.

Requisitos para inscrição SISU 2022

O programa é destinado ao grupo específico de alunos, portanto, antes de saber as notas de corte SISU 2022, confira:

  • As instituições exigem uma nota mínima para entrada. Esta nota pode ser consultada depois da inscrição;
  • Candidatos precisam ter nota mínima de 450 na proba objetiva do ENEM;
  • O aluno não pode ter zerado a redação;
  • Os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem se inscrever no SISU;
  • Os participantes precisam ter feito o ENEM no ano anterior.

Cursos SISU 2022

As vagas são divididas entre os cursos disponíveis. Ou seja, todas as universidades federais, institutos e outros possuem vagas para estudantes.

Os cursos das notas de corte SISU 2022 são:

  • Para as vagas de ampla concorrência;
  • Para as vagas para ações afirmativas da instituição;
  • Para as vagas reservadas para ei nº 12.711/2012 (lei de cotas).

Já os cursos disponíveis são:

  • Administração;
  • Antropologia;
  • Aquicultura;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Artes Cênicas;
  • Biblioteconomia;
  • Biomedicina;
  • Biotecnologia;
  • Ciência e Tecnologia de Alimentos;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Contábeis;
  • Ciências Econômicas;
  • Ciências Sociais;
  • Cinema;
  • Comunicação Social;
  • Cosmetologia e Estética;
  • Dança;
  • Desenho Industrial;
  • Design;
  • Direito;
  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Alimentos;
  • Engenharia de Automação Industrial;
  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia de Petróleo e Gás;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Naval;
  • Enologia;
  • Estatística;
  • Eventos;
  • Farmácia;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Gastronomia;
  • Geografia;
  • Geologia;
  • Gestão da Qualidade;
  • História;
  • Jornalismo;
  • Lazer e Turismo;
  • Letras;
  • Linguística;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Medicina;
  • Medicina Veterinária;
  • Meteorologia;
  • Moda;
  • Música;
  • Nutrição;
  • Odontologia;
  • Pedagogia;
  • Produção Multimídia;
  • Psicologia;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Química;
  • Rádio e TV;
  • Radiologia;
  • Relações Internacionais;
  • Segurança Pública;
  • Sistemas de Informação;
  • Teatro;
  • Terapia Ocupacional;
  • Turismo;
  • Zootecnia.

Cálculo notas de corte SISU 2022

O cálculo é feito durante o período de inscrição, assim o SISU faz o cálculo uma vez por dia.

Este número leva em consideração o curso, conforme vagas disponíveis e as notas dos candidatos inscritos!

Deste modo, o candidato neste período de inscrição pode alterar sua opção quantas vezes quiser. Além disso, as notas de corte SISU 2022 são consideradas conforme a última inscrição concluída.

Simulador as notas de Corte SISU 2022

O aluno que fizer o ENEM 2018 vai utilizar esta nota para entrada na instituição. Através do simulador o aluno pode ter uma base dos cursos e faculdades conforme a nota.

Através deste sistema é possível que a nota seja simulada e pode fazer o cálculo. O estudante ao fazer o procedimento pode saber como ter uma vaga em um curso de instituição pública.

Durante a simulação é comparado à nota do ENEM com as notas do SISU do primeiro semestre de 2018. O programa leva como base o pedido das universidades e as notas de corte do dia.

Com estes dados é possível ter a informações e simular as notas de corte SISU 2022. Acompanhe a seguir e veja como fazer:

  • O candidato deve entrar no site oficial, quero bolsa, entre aqui;
  • Após deve definir o curso e inserir a nota obtida no ENEM;
  • Defina a cidade e coloque o e-mail e clique em “consultar”;
  • Em seguida vão ser exibido os resultados;
  • Defina o curso;
  • Ainda se quiser pode entrar em “Ver todas as notas do SISU” para um relatório completo.

Atenção: O resultado do SISU 2022 só será divulgado uma semana depois do fim da inscrição!

Contato SISU 2022

Caso exista alguma dúvida sobre notas de corte SISU 2022, entre em contato pela central abaixo.

  • Telefone: 0800-616161.
By Hugo

Segurança na direção e condução de passageiros é crucial, em especial no transporte de crianças. Por isso no Brasil a regra do Detran é de cadeirinha para bebês e crianças ser obrigatória no transporte. Para andar de carro com segurança é necessária a regra. Andar de moto com bebês de braço é proibido. Saiba mais!

Idade para usar a cadeirinha de bebê

Bebês de 1 dia a um ano devem andar obrigatoriamente com cadeirinha de bebê. É tão importante quanto pagar o IPVA RS 2022 e pode multar os pais ou condutores responsáveis na direção.

A condução do passageiro mirim deve ser sempre no banco traseiro com poltrona presa no cinto de segurança. O sinto da cadeira é em formato da letra X para prender todo o corpo do bebê e evitar em um impacto ele se desloque para a frente.

Até os três anos de idade (depende também do tamanho da criança e sua altura) a cadeirinha é de uso obrigatório e o cinto se ajusta ao tamanho da criança. A partir de então ela já é alta e a cadeira é um pouco apertada e deve-se passar para o acento elevatório.

O acento elevatório é uma pequena poltrona para ajustar o corpo da criança ao cinto de segurança normal. Até os setes anos é de uso obrigatório (ou um pouco mais dependendo do tamanho da criança). Ela eleva o corpo e deixa a criança segura para impactos frontais, mas sempre para ser usado no banco de trás.

Tipos de cadeirinha de bebê

Existem alguns modelos diferentes no mercado. Nos primeiros dias de vida até um ano o modelo mais conhecido é o bebê conforto. Atende a bebês de até 13 quilos e deve ficar de costas para a poltrona do motorista ou passageiro.

Já a poltrona reversível fica de frente para o motorista e é um pouco mais larga. Cabem crianças de 0 a 25 quilos com ajustes nas laterais e no cinto. É bacana o investimento pensando no transporte por mais um tempo sem a troca.

O acento elevatório seria o último estágio para a criança. O pequeno banquinho dura até acabar a obrigação de andar com acento.

Cadeirinha de bebê evita acidente?

A legislação de trânsito não apenas do Brasil, mas de diversos países adotou o sistema da cadeirinha. Mas ela é de fato eficiente? O primeiro ponto a ser observado é: desde que foi tornada de uso obrigatório jamais foi contestada.

Em caso de acidente automobilístico ela não garante 100% de proteção ao bebê ou criança. Contudo, ela evita acidentes. Estudos comprovam que a proteção é em mais de 70% dos casos o bebê será protegido pelo acessório se ele estiver seguindo as normas de segurança e bem firme. O estudo mais recente foi realizado pela ONG Criança Segura em 2016 e ainda comprova a eficiência.

Não usar a cadeirinha na condução de crianças é considerada uma imprudência dos pais e gera multa por infração grave. Em caso de morte é considerado homicídio culposo porque não teve intensão de matar, mas por imprudência aconteceu a morte da criança. O mesmo vale para pais ou responsáveis sem usar o acento elevatório.

By Hugo

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reforçou a necessidade dos projetos sociais para quem realmente precisa recebê-los. A declaração foi feita durante uma entrevista sobre o aumento de gastos governamentais. Foram feitas declarações também de possíveis cortes a programas como Bolsa Família, Fies e ProUni.

Gastos com projetos sociais aumentam a conta do governo

A declaração de Henrique Meirelles é mais uma forma de reafirmar o compromisso do Governo Federal com o assistencialismo no Brasil. As despesas governamentais andam crescendo ao longo dos anos e uma boa fatia destes gastos são dos programas assistenciais.

Dentre os gastos governamentais anuais os projetos sociais representam um percentual de mais de 30% do orçamento. Com PIB e economia em queda, o cenário não é dos mais favoráveis para ajudar os menos favorecidos. Contudo, Henrique Meirelles afirma a necessidade de cortes de gastos, mas não como se imagina. Uma reorganização dos projetos pode ser muito mais eficiente.

Pente fino nos projetos sociais são para melhorar projetos

As notícias sobre cortes nos programas assistenciais foram vistas com maus olhos pela impressa brasileira e suscitou debates na mídia e rodas de conversa. Para o alívio de milhões de brasileiros o Ministro da Fazenda deixa claro: os cortes vão acontecer devido a um ‘pente fino’ no projeto.

Ao longo dos meses o Governo Federal pretende realizar uma enorme varredura nos dados dos inscritos em projetos sociais. A ação visa eliminar a maior quantidade de cadastros falsos, fraudulentos e sem necessidade real de receber bolsas assistentes.

Por isso a frase do Ministro: “Programas sociais devem chegar a quem precisa”, declarou Meirelles em entrevista. Afinal, quem não possui a necessidade de receber nenhum valor assistencial deve sair de tais programas e dar vaga a quem realmente merece ter um auxílio mensal.

Estima-se um percentual de mais de 10% de cadastros irregulares em projetos sociais atualmente. Os motivos são os mais diversos. Algumas pessoas que no momento da entrada nos programas assistenciais precisavam da bolsa e hoje não mais necessitam. Quando a renda familiar muda poucos voltam para informar o fato e ser descredenciado do projeto. Programas como o Bolsa Família e Prouni são focos do ‘pente fino’.

Ao longo dos próximos meses os cadastros serão analisados de forma mais detalhada. Os dados dos beneficiados serão cruzados com informações da Receita Federal e outros órgãos. Cadastros inválidos serão cancelados. Fraudes serão investigadas e pagamentos suspensos.

Cortes no orçamento não devem afetar projetos sociais

Por enquanto a proposta governamental é apenas regularizar os projetos já existentes. Com isso a economia pode ser de mais de R$ 2 bilhões de reais, ajudando a melhorar os números governamentais. No momento o foco é consertar os projetos já existentes e não criar novos.

Mas nem todas as notícias são boas. Para períodos não muito distantes a reformulação do montante de gastos com projetos sociais pode ser revista. Caso a reforma da previdência social e a economia não melhore em níveis significantes, o orçamento anual do governo estará comprometido. Os níveis são tão alarmantes a ponto de tornar-se real uma possível extinção em Bolsa Família, ProUni e outros projetos.

By Hugo

Você já deve saber que o funcionário público pode dispor de um funcionamento de trabalho diferente, seja pela carga reduzida ou a menor possibilidade de demissão.

Mas afinal, o que pode levar esta categoria de trabalhadores a ser dispensada de suas funções e ficar sem receber ao menos o salário mínimo regional? Para entender melhor sobre a demissão do servidor público, continue lendo.

Como alcançar um cargo público?

Os cargos públicos podem proporcionar diversos benefícios para o trabalhador, e são justamente estes benefícios que atraem a atenção de diversos públicos.

Para ingressar na carreira pública é preciso antes prestar concurso oficial. Estas seleções acontecem entre longos períodos de tempo, o que as tornam ainda mais competidas.

O que leva um funcionário público a ser demitido?

Como é selecionado para os cargos através de um concurso público, a demissão para o funcionário público tem um funcionamento diferente da demissão regular. Este trabalhador só pode ser dispensado de suas funções em situações graves.

Quando o servidor público comete um crime contra a administração, como por exemplo, aceitar suborno ou propina. Usar o seu poder no cargo para benefício próprio também pode levar à demissão por justa causa, se comprovado.

Outro ponto que também pode fazer com que o funcionário público seja dispensando é o abandono no emprego. É considerado abandono a ausência no trabalho por um período superior a 30 dias. Mas vale lembrar que esta ação só pode ser aplicada por meio de processo administrativo.

O que é o processo administrativo e a reintegração?

Para ser demitido, o funcionário público deve passar por processo administrativo. Este recurso é aberto e conduzido por comissão pública e o servidor tem direito a total defesa. Lembrando que qualquer funcionário pode abrir requerimento de reavaliação na Justiça pelo processo.

Para o servidor federal, o processo administrativo será avaliado por diversos órgãos, como o  Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, depois pela Controladoria Geral da União (CGU), entre outros.

Quando solicita a reavaliação e vence a causa, o servidor deve pedir a reintegração do seu cargo. Este recurso permite que ele assuma as funções antes praticadas normalmente.

Quais as vantagens deste setor?

Quem exerce funções na carreira pública irá dispor de diversos privilégios importantes e por isso, as regras de trabalho devem ser seguidas restritamente a fim de que o mesmo não seja dispensado do cargo.

O funcionário selecionado através de concurso público terá uma remuneração média superior aos cargos privados, mesmo para servidores de nível médio. Além disso, a carga horaria também é mais flexível, tendo geralmente duas folgas semanais.

By Hugo